18 de fevereiro de 2009

encontrei um novo amor



Ainda aqui não vim para contar de uma nova paixão. Desde Setembro que tenho vindo a experimentar os prazeres da Vela.

Estou a aprender fazendo. Faço parte hoje de uma tripulação com aquele orgulho que modestamente ostento por sido muito bem aceite entre quem já navega há muito.

Encontrei um grupo novo. De gente gira que num meio muito competitivo, pratica um corporativismo bom.

É uma actividade de grupo em que se sente efectivamente o conjunto. Não há lugar a estrelas. A bordo todos temos um lugar que apenas se destaca por estar no sitio certo no momento em que é necessário. Haverá poucos desportos em que este sentimento tenha expressão mais forte.

Tem sido uma paixão com muitos amaços, nódoas negras e dores musculares. E que bom que tem sido.

Ainda tenho alguma dificuldade em colocar por palavras os cheiros e sabores de ali estar à mercê do vento e ao sabor das ondas.

Ouvir o passar do vento através das velas, o rasgar da água ou os gritos de alerta que se dão numa partida são momentos únicos de grande prazer. Já para não falar do gozo imenso de estar debaixo de chuva, de ficar ensopado até aos ossos e nem o sentir.

Voltarei para falar do barco, da amizade e da nossa Skipper, das Regatas.

Estou a estudar. A ler e reler manobras, a aprender os termos e a tentar perceber como se faz. Às vezes o que leio parece-me quase "alemão" mas com insistência e alguma atenção vou progredindo. Haja paciência para quem me convidou nesta iniciação e me aceitou com generosidade.

Ah! E encontrei um novo amor, mas isso é matéria de terra seca. Nada tem a ver com Vela. Aparece aqui porque as paixões comigo são assim mesmo...nada têm a ver com nada!

Sem comentários: