11 de dezembro de 2006

fácil de entender 2


"Fácil de entender é um bom titulo. porquê? Porque diz o que diz, tão transparentemente o dizendo que nos faz pensar nos próprios afectos com que nos entendemos. Ou trabalhamos para sermos entendidos.

É um titulo que significa que quem se quer dar a entender não se encerrou nas suas próprias canções.

Significa que quem procura o entendimento não esquece que, do outro lado, está um espectador, um ser por certo com outra história, mas uma história onde talvez seja possível inscrever algo da música que se transporta. Inscrever é também uma boa palavra. Porque quem a aplica sente nos seus gestos o labor discreto (e discreto, às vezes, pode querer dizer poético) de uma vontade genuina de partilha.

É uma dessas vontades que se inscreve no espaço que nos separa dos outros, escrevendo uma nova história ou, pelo menos, o principio do que poderá ser uma história. Isto é, uma forma de um novo entendimento."

Tudo isto escreveu João Lopes no folheto de apresentação do concerto dos The Gift no CCB, que eu fui ver e que foi um dos melhores concertos que vi nos últimos tempos.
Gente bonita que gosta do que faz. Que ama a vida que faz. Foi assim que eu os vi.

O João Lopes escreveu e eu consigo inscrever estas palavras no meu dia a dia.

Como disse a Sónia Tavares, faz parte da "parvo-lamechice" a que também eu aderi de expontânea e livre vontade.

Grande musica, palco magnifico, excelente companhia.

Sem comentários: