10 de agosto de 2007

viva a república


O 117, número gratuito para alerta de incêndios, está a ser usado pelos bombeiros para comunicações internas. As chamadas entre corporações estão a ocupar a linha que devia ser usada apenas em caso de emergência. São mais de 500 chamadas que chegam todos os dias ao Centro Distrital de Operações de Socorro, mas a maioria dos telefonemas não é para comunicar incêndios por parte da população.
Uma fonte dos bombeiros revelou ao «Diário de Notícias» que a linha do 117 é usada por ser gratuita. Quando é recebida uma chamada no Centro de Socorros, tanto pode ser para comunicar a saída de uma viatura para um acidente, como para fazer o ponto de uma situação.
O Ministério da Administração Interna admite que esta prática abusiva possa estar a acontecer. Os responsáveis dizem que todas as corporações de bombeiros estão munidas de equipamentos de rádio, através dos quais podem comunicar sem custos. Por isso mesmo, o Ministério adverte que só devem usar o 117 em caso de interferências.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil diz que o 117 nunca foi desactivado porque funciona melhor que o 112 em algumas regiões do País. Com a reestruturação do número de emergência, através da aplicação práticas europeias, passará a ser desnecessário utilizar o 117.
in TVI online
by News.Google

Sem comentários: